Curso Manutenções Preventivas e Planejamento Gerencial de Risco em Estádio de Futebol

MENU DE NAVEGAÇÃO










OBJETIVOS: Capacitar o profissional para a elaboração de Planejamentos de Risco em Estádio de Futebol, incluindo a manutenção Preventiva e Corretiva. Visando a Segurança Coletiva.

PÚBLICO ALVO: Gestores, Administradores, Encarrgados de manutenções e demais técnicos profisionais ligados a área de equipamentos esportivos.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 14h.

EMENTA DO CURSO:

2. Etapas do treinamento a ser Ministradas:

➔ Conceituação: Vistoria de Engenharia e Inspeção Predial.
➔ Atribuições Profissionais.

a) Vistoria região geoeconômica;
b) Vistoria do estádio – Parte externa – acessibilidade;
c) Acessos às bilheterias;
d) Acessos externos às catracas;
e) Estruturas de fechamento e proteções;
f) Vistoria do estádio – Parte interna – acessibilidade e conforto;
g) Acessos internos após catracas de entradas;
h) Análise de espaços físicos quanto a rota de saídas de emergências;
i) Análise de espaços físicos quanto ao atendimento médico;
j) Vistoria de espaços destinados aos PCR’s, PMR, PO, …;
k) Vistoria de áreas de drenagens das arquibancadas;
l) Vistoria de impermeabilização e estanqueidade nos elementos;
m) Análise de deteriorações pontuais em elementos estruturais (*);
n) Classificações de Anomalias e Falhas;
o) Classificação do Grau de Risco;
p) Responsabilidades Técnicas e suas abrangências;
q) Análises de projetos e últimos serviços executados;
r) Demarcações de áreas; setores cadeiras, geral e social;
s) Definir rota de escape/saída de emergência de cada setor;
t) Apresentar projeto executivo com indicações de barreiras e corrimões;
u) Abrangências do Projeto de Combate a Incêndio;
v) Abrangências do Projeto de Iluminações;
w) Abrangências do Projeto de gramado e irrigação;
x) Abrangências do Projeto de Acessibilidade;
y) Abrangências do Projeto de Conforto;
z) Relevâncias das intervenções da PM, CBM e Vigilância Sanitária;

aa) Abrangências do uso de EPI e EPC;
bb) Interpretação Final de Laudos Técnicos.
(*) Ensaios não destrutivos e destrutivos de acordo com previsões técnicas.

EXPOSIÇÃO CONCEITUAL: A Vistoria de Engenharia pelo profissional inspetor engenheiro capacitado pela Confederação Brasileira de Futebol/CBF e Federação Cearense de Futebol/FCF visa promover e trazer a segurança ao equipamento, atrelado de ações que promovam a valorização patrimonial pelo emprego de boa técnicas de engenharia e projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, iluminação, acessibilidade, conforto, estrutural, combate a incêndio, etc). A Lei Federal Nº 5.194 de 24.12.1966 do CONFEA e Resoluções regulamentam sua capacitação, em vistorias, perícias, manutenções preventivas e periódicas das edificações nos equipamentos públicos e privados esportivos.

Assim, o Laudo de Vistoria de Engenharia tem por objetivo a apresentação dos resultados da inspeção realizada para averiguação das manifestações patológicas, causadoras de transtornos e de prejuízos nas instalações do equipamento. A Classificação das falhas e anomalias é feita quanto ao grau de risco (crítico, regular ou mínimo) e acompanhado da descrição das intervenções corretivas e/ou inibidoras das anomalias detectadas. O Laudo Técnico de Engenharia servirá, também, para o planejamento e gerenciamento de futuros serviços e de obras necessárias para a boa manutenção e restabelecimento dos desempenhos dos sistemas afetados. Também, visa a orientar e fornecer as recomendações de reparo e as correções necessárias, para servir de balizamento aos orçamentos a serem fornecidos por empresas especializadas para a realização dos trabalhos de intervenções, conforme emissão das orientações técnicas da engenharia, com seu diagnóstico e prazos.

As infrações não saneadas são o grande vilão de deteriorações críticas, as quais impactadas à medida que se adia sua eliminação. Mas, deve-se evitado o emprego de serviços reparadores provisórios, esses podem sim causarem maiores danos e prejuízos, representando perigo à coletividade devido à falta de técnica e produtos específicos. A emissão da Certificação é por 02(dois) anos, existindo sempre o contanto visual e a qualquer anomalia surgida deverá ser comunicado ao responsável técnico.

METODOLOGIA e RECURSOS DIDÁTICOS: Estudos de casos ajustados ao perfil da turma, exposições de casos para fixação e aprimoramento, Vídeos explicativos e Estudos em Grupos. Data-Show.

FACILITADOR: INSPETOR CBF E FCF ENG. CIVIL OSMAR DELBONI JUNIOR – Prof. Perito Inspetor CBF e FCF Eng. Civil Osmar Delboni Jr., Mestre em Relações Internacionais, Advogado 44670 OABCE, Bacharel em Direito Estácio Sá, Engenheiro Civil UMC CREA 102.742, Investigação Forense e Perícia Criminal FIC, Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia Oswaldo Cruz, Especialização em Direito Imobiliário, Especialização em Direito e Processo do Trabalho, Especialização em Direito Público, Técnico em Transações Imobiliárias CRECI 15791 DF e CNAI 01444, Técnico em Edificações CRT 2ª Região CE, Palestrante na 72ª SOEA CE com tema: “Indenização de Servidão Administrativa”; Engenheiro Civil atuante na área técnica de vistorias de engenharia em estádios de futebol, consultoria imobiliária em avaliações de imóveis, recebimento de obras, perícias judiciais em Faixas de Servidões de Centrais Eólicas e extra judiciais, fiscalizações em manutenções prediais e gerenciamentos. Vistos nos CREAs DF, PI, GO, AL, SP e CE. Ex.Presidente do IBAPE/CE, Fundador e membro do IBAPE DF, Ex. Diretor Tesoureiro do SENGE DF e associado, Ex. Conselheiro Suplente SINDUSCON DF, Ex Conselheiro do CREA CE ABENC, Membro da Comissão Direito Imobiliário da OAB CE, Membro de Inspeções Prediais em Obra de Arte Especiais e Estádios de Futebol pela CBF / FIFA e FCF. Associado Senge CE e APCEDC. Professor Contratado de Avaliações de Imóveis e Perícias Judiciais junto ao CETREDE / UFC CEARÁ atuando 15 anos. CEO e contratado Professor da Windsor Executive Education Brasil. Serviços executados à Polícia Federal, CNEC, Hospitais em Bsb e CE, Secretaria do Trabalho CE, Secretaria de Portos CE, DOCAS CE, SEFAZ CE, Governo do Ceará e diversos Municípios Cearenses: Fortaleza, Sobral, Iguatu, Oriente, Alto Santo, Massapé, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Tianguá e Crato.

“A esperança, é o sonho de quem está acordado”. Aristóteles.

INFORMAÇÕES GERAIS: (os cursos serão ofertados em parcerias)

CARGA HORÁRIA: à definir pela entidade/sindicato.

N.º DE VAGAS: à definir pela entidade/sindicato.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO: Cópia simples da Carteira de Identidade.

INVESTIMENTO: a) à definir .  b) à definir.